Ir para o conteúdo

Case IH inicia testes de trator movido a etanol na São Martinho

Data de lançamento: 17 nov. 2025
Case IH inicia testes de trator movido a etanol na S o Martinho
  • Equipamento opera em conjunto com a colhedora de cana também movida pelo combustível alternativo

A Case IH, marca da CNH, iniciou os testes de campo do seu trator movido a etanol, em parceria com a São Martinho, uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioenergia do mundo. O trator Puma 230 está operando em conjunto com a colhedora de cana da série Austoft 9000, também movida a etanol, em Pradópolis (SP).

A iniciativa marca mais um passo no projeto de descarbonização da agricultura liderado pela Case IH, que aposta no etanol como combustível estratégico para o futuro das máquinas agrícolas. O motor do trator, desenvolvido pela FPT Industrial, é um N67 Ciclo Otto, com potência nominal de 234cv, tecnologia semelhante à utilizada no setor automotivo, que contribui para redução de emissões no agro, além de gerar menor ruído durante o funcionamento do motor.

“O trator a etanol foi apresentado durante a última Agrishow e passou por mais de 100 horas de testes de bancada desde então. Agora opera em campo ao lado da colhedora que tem apresentado resultados muito satisfatórios. A parceria com a São Martinho é fundamental para validarmos a eficiência e confiança dessas máquinas em condições reais de operação. Caminhamos confiantes no desenvolvimento de um portfólio completo de máquinas movidas a etanol”, afirma Leandro Conde, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.

A São Martinho, parceira histórica da Case IH em projetos de inovação, vê na iniciativa uma oportunidade de transformar a pegada de carbono da agricultura. “Acreditamos que essa tecnologia tem potencial para promover uma mudança significativa não apenas no setor sucroenergético, mas em toda a agricultura. O uso do etanol como combustível renovável contribui diretamente para nossas ambições ambientais e para a construção de uma economia de baixo carbono”, destaca Fábio Venturelli, CEO da São Martinho.

Sobre o projeto

Os motores N67 Etanol, do trator Puma 230, e CURSOR 13 Etanol, da colhedora de cana da série Austoft 9000, foram desenvolvidos para atender as necessidades do campo, mantendo a resistência já reconhecida dos motores FPT Industrial e agregando benefícios como redução de emissões, menor nível de ruído e utilização de um combustível renovável, com elevada produtividade e disponibilidade de abastecimento. Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. A tecnologia dos motores a Etanol, desenvolvida em parceria com a Case IH, reduz custos e mantém a eficiência e a disponibilidade da máquina, essenciais no cálculo de TCO.

"A FPT Industrial entende as diversas fontes de energia e esta é uma das nossas vantagens. Temos um papel fundamental na descarbonização da América Latina e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. Estamos preparados para transformar biocombustíveis como o Etanol em uma solução real e transformadora para diferentes segmentos", afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Após a finalização do período de colheita, o trator movido a etanol será testado em outras funções, como preparo de solo e plantio, com foco na confiabilidade, autonomia e durabilidade do equipamento. A máquina seguirá ainda para testes na produção de etanol de milho e a expectativa é que os resultados contribuam para a expansão da tecnologia para outras linhas de produtos, como colheitadeiras de grãos e pulverizadores.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site caseih.com.br.

Assessoria de imprensa Case IH

Jéssica Adriani

 (15) 99660-5667

jessica.adriani@redecomunicacao.com

A São Martinho é considerada uma das melhores e maiores produtoras de açúcar, etanol e bioenergia do mundo. Referência em gestão agroindustrial sustentável e inovação, tem atuação pioneira na promoção da transição energética para uma economia circular e de baixo carbono. Com capacidade aproximada de moagem de 27 milhões de toneladas por safra, sendo 24,5 de cana-de-açúcar e 2,5 de milho equivalente (500 mil toneladas de milho) e com índice máximo de mecanização de colheita de 100%, a Companhia é reconhecida pela credibilidade, eficiência e excelência dos seus processos. A São Martinho conta com uma diferenciada plataforma logística para escoamento de produtos, alta capacidade de armazenagem e a proximidade de importantes rodovias e ferrovias, além de possuir um terminal próprio de transbordo rodoferroviário de açúcar, com acesso por ramal ferroviário exclusivo. Com capital aberto desde 2007, negocia suas ações no Novo Mercado da B3, segmento mais elevado de governança corporativa, sob o ticker SMTO3. Para mais informações, acesse: www.saomartinho.com.br.

Assessoria de Imprensa São Martinho

Rodrigo Pinto

(16) 99782-0797

rodrigo@conceitocomunic.com.br

adding all to cart
False 0
File added to media cart.